SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Autoconsciência, finitude, transcendência e otimismo na gestão do talento humano de instituições de ensino em cenários pós-pandêmicosMonitoramento da qualidade da educação: avaliação e controle do trabalho educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SILVAS, ITAMAR MENDES DA  e  GIOVEDI, VALTER MARTINS. La regresión democrática de la BNCC. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e114107.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.114107.

El trabajo consiste en un análisis documental que muestra la falta de respeto a la Constitución Federal y a la LDBEN/96 efectuada en la BNCC (Base Nacional Común Curricular). Se afirma que la BNCC, como documento de carácter normativo, impone una concepción pedagógica y curricular única: la Pedagogía y el Currículo por Competencias. Al realizarlo, la falta el respeto a los principios constitucionales de la pluralidad de concepciones pedagógicas, de la libertad de enseñar y aprender y de la autonomía de las escuelas en la construcción de sus propuestas pedagógicas.

Palavras-chave : BNCC; libertad de enseñanza; Currículo; Competencias; democracia.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )