SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Influence of intrinsic and extrinsic factors for the public servants satisfaction in a federal higher education institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HORA, DINAIR LEAL DA; CORREA, IZETE MAGNO  and  OLIVEIRA, NEY CRISTINA MONTEIRO DE. Os reflexos da pandemia da COVID-19 no cotidiano escolar paraense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111575.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.111575.

O objetivo do artigo é analisar as dimensões gerais que demarcaram o processo de retomada das aulas no período de pandemia, em uma escola da Região Metropolitana de Belém/PA, considerando as ações efetivadas para o retorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com os procedimentos de análise documental, desenvolvido a partir do estudo da Nota Técnica Conjunta n° 01 CEE/PA-SEDUC emitida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/PA) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) em 21 de maio de 2020, com as orientações para o retorno às aulas após suspensão das atividades em decorrência da pandemia da Covid-19 e pelo Memorando Circular n° 01 de 13 de agosto de 2020 emitido pela SEDUC/PA que encaminhou o material de planejamento de retorno às aulas e relato de experiência. Constatamos que os órgãos do sistema impuseram adequações à organização dos tempos e espaços, às rotinas familiares na realização das tarefas escolares, à metodologia de trabalho dos profissionais da educação com o uso das tecnologias ainda que necessárias no período de distanciamento social, mas sem os aportes institucionais básicos às novas demandas.

Keywords : Educação Básica; Retorno às atividades; Pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )