SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Influencia de factores intrínsecos y extrínsecos en la satisfacción de los servidores públicos en una institución federal de educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

HORA, DINAIR LEAL DA; CORREA, IZETE MAGNO  y  OLIVEIRA, NEY CRISTINA MONTEIRO DE. Os reflexos da pandemia da COVID-19 no cotidiano escolar paraense. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111575.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n12022.111575.

O objetivo do artigo é analisar as dimensões gerais que demarcaram o processo de retomada das aulas no período de pandemia, em uma escola da Região Metropolitana de Belém/PA, considerando as ações efetivadas para o retorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com os procedimentos de análise documental, desenvolvido a partir do estudo da Nota Técnica Conjunta n° 01 CEE/PA-SEDUC emitida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/PA) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA) em 21 de maio de 2020, com as orientações para o retorno às aulas após suspensão das atividades em decorrência da pandemia da Covid-19 e pelo Memorando Circular n° 01 de 13 de agosto de 2020 emitido pela SEDUC/PA que encaminhou o material de planejamento de retorno às aulas e relato de experiência. Constatamos que os órgãos do sistema impuseram adequações à organização dos tempos e espaços, às rotinas familiares na realização das tarefas escolares, à metodologia de trabalho dos profissionais da educação com o uso das tecnologias ainda que necessárias no período de distanciamento social, mas sem os aportes institucionais básicos às novas demandas.

Palabras clave : Educação Básica; Retorno às atividades; Pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )