SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Education and political cycles in Portugal – Which relationships? evidence from de last decadesThe reorganization of teaching work in higher education in the context of the covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HAGE, SALOMÃO MUFARREJ; MOLINA, MÔNICA  and  MCCOWAN, TRISTAN. As mudanças climáticas e o papel das universidades: potencialidades a partir da formação de educadores do campo e da agroecologia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122906.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122906.

O artigo traz reflexões críticas sobre mudanças climáticas na atualidade, expondo aportes a seu combate vindos de universidades, via processos de formação de educadores gerados em Licenciaturas em Educação do Campo que tem a Agroecologia como matriz formativa. Ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, com acúmulos produzidos nas pesquisas Educação Superior do Campo e Transforming Universities for a Changing Climate. Observaram-se relevantes potencialidades na formação crítica de educadores com a compreensão da Agroecologia vinculada à produção material da vida nos territórios camponeses.

Keywords : Mudanças Climáticas; Universidade; Educação do Campo, Formação de Educadores; Agroecologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )