SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Educación y ciclos políticos en Portugal –¿Qué relaciones? Testimonios de las últimas décadasLa reorganización del trabajo docente en la educación superior en el contexto de la pandemia del covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

HAGE, SALOMÃO MUFARREJ; MOLINA, MÔNICA  y  MCCOWAN, TRISTAN. As mudanças climáticas e o papel das universidades: potencialidades a partir da formação de educadores do campo e da agroecologia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122906.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122906.

O artigo traz reflexões críticas sobre mudanças climáticas na atualidade, expondo aportes a seu combate vindos de universidades, via processos de formação de educadores gerados em Licenciaturas em Educação do Campo que tem a Agroecologia como matriz formativa. Ancora-se no Materialismo Histórico Dialético, com acúmulos produzidos nas pesquisas Educação Superior do Campo e Transforming Universities for a Changing Climate. Observaram-se relevantes potencialidades na formação crítica de educadores com a compreensão da Agroecologia vinculada à produção material da vida nos territórios camponeses.

Palabras clave : Mudanças Climáticas; Universidade; Educação do Campo, Formação de Educadores; Agroecologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )