SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1La crisis de la ciencia en Brasil: austeridad, “guerra cultural” e innovacionismoAmpliación de acceso, por modalidad de cursos. Una perspectiva georreferenciada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

STANGE, CARLOS EDUARDO BITTENCOURT; AZEVEDO, MÁRIO LUIZ NEVES DE  y  CATANI, AFRÂNIO MENDES. Avaliação institucional e educação superior: contexto, regulações e novas tendências - a multidimensionalidade em foco. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122190.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122190.

O artigo tem por objetivo analisar a questão da qualidade (Dias Sobrinho, 2008) em processos de avaliação institucional da educação superior no Brasil, com um foco especial na derradeira novidade que pode vir a ser implementada no país, qual seja, o modelo multidimensional, referenciado no U-Multirank, como um exemplo de empréstimo de política pública da Europa (Ball, 2001) que vem sendo apresentado para o campo brasileiro da educação superior, especialmente para a Pós-Graduação. Os autores consideram os contextos da formatação do ciclo de políticas e reconhecem que a avaliação institucional, dada a polissemia do conceito de qualidade, é objeto de disputas no campo da educação (Bourdieu, 1998 e 2009). Assim, em tempos de governança digital, tirania das métricas (Muller, 2018) e Nova Gestão Pública (NGP), preponderantemente, a questão da qualidade é implicada em variadas significações e apropriações que, emulando a competição (e o mercado) e visando ao atingimento de metas, promove a produção de indicadores, manuais de “boas práticas” e tabelas de classificações ou rankings (Barreyro, 2018).

Palabras clave : Educação Superior; Política e Gestão; Qualidade; Avaliação multidimensional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )