SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Institutional assessment and higher education: context, regulations and new trends - multidimensionality in focusThe interfaces of the public-private relation in the Teachers Formation: BNCC and the role of the universities in the North Area of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

BRANCO, UYGUACIARA VELOSO CASTELO  and  JEZINE, EDINEIDE. Expansão do acesso por modalidade de cursos. Uma perspectiva georreferenciada. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122995.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122995.

O artigo objetiva analisar a expansão do acesso por modalidade (Bacharelado e Licenciatura) e região geográfica, em cursos presenciais de universidades públicas federias, pós-Reuni. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo exploratória e analítica, apoiada em dados quantitativos, coletados das Sinopses Estatística do Censo da Educação Superior (MEC/INEP), discutidos a partir da categoria prestígio social (BOURDIEU, 2011; 2015). Os resultados mostram discrepâncias regionais, com decréscimo na oferta e matrículas em cursos de Licenciatura e crescimento nos Bacharelados.

Keywords : Educação Superior; Bacharelado; Licenciatura; Prestígio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )