SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Avaliação institucional e educação superior: contexto, regulações e novas tendências - a multidimensionalidade em focoAs interfaces da relação público-privada na Formação de Professores/as: A BNCC e o lugar das universidades na Região Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

BRANCO, UYGUACIARA VELOSO CASTELO  e  JEZINE, EDINEIDE. Expansão do acesso por modalidade de cursos. Uma perspectiva georreferenciada. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122995.  Epub 02-Out-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122995.

O artigo objetiva analisar a expansão do acesso por modalidade (Bacharelado e Licenciatura) e região geográfica, em cursos presenciais de universidades públicas federias, pós-Reuni. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo exploratória e analítica, apoiada em dados quantitativos, coletados das Sinopses Estatística do Censo da Educação Superior (MEC/INEP), discutidos a partir da categoria prestígio social (BOURDIEU, 2011; 2015). Os resultados mostram discrepâncias regionais, com decréscimo na oferta e matrículas em cursos de Licenciatura e crescimento nos Bacharelados.

Palavras-chave : Educação Superior; Bacharelado; Licenciatura; Prestígio social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )