SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Ampliación de acceso, por modalidad de cursos. Una perspectiva georreferenciada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ANDRADE, ANTONIA COSTA; COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS; FIGUEIREDO, ARTHANE MENEZES  y  CABRAL, MARIA DA CONCEIÇÃO ROSA. As interfaces da relação público-privada na Formação de Professores/as: A BNCC e o lugar das universidades na Região Norte do Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122805.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122805.

Esta pesquisa objetivou analisar as interfaces da relação público-privado com a execução de políticas de formação docente, em particular na implementação da BNCC na Região Norte do Brasil. Trata-se de um estudo documental com base em Fairclough (2010), pautado no Materialismo Histórico e Dialético. Os resultados apontam o aparelhamento e influências das instituições privadas, fortalecendo a mercantilização da formação docente, com reduzida presença das universidades.

Palabras clave : Políticas de Formação de professores; Público-privado; Educação Superior; BNCC; Região Norte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )