SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1El nuevo modelo de otorgamiento de becas Capes: el factor IDHM y los reflejos para los programas de posgrado en educación en la Amazonia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MOREIRA, CLAUDIA REGINA BAUKAT SILVEIRA. A educação superior na conjuntura de fragilização da democracia no Brasil: impactos sobre as condições da oferta e do financiamento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e125303.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.125303.

Analisa-se os impactos da conjuntura política sobre as condições da oferta e do financiamento da educação superior. Para tanto, recorreu-se a dados de execução do orçamento federal e dados da Receita Federal; recorreu-se, também, aos dados do Censo da Educação Superior. Há um processo de redução do montante direto investido em educação superior, efeito esperado das políticas de austeridade fiscal em vigência, e o privilegiamento do investimento indireto no setor privado, via renúncia fiscal. É fortalecida a oferta privada, com a progressiva ampliação da EaD e a concentração de capital em grupos consolidadores. Tal quadro compromete a compreensão da educação enquanto direito em favor de uma concepção mercadológica.

Palabras clave : Educação Superior; Oferta; Financiamento; Direito à Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )