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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MAGALHAES, LUCIANO SANTOS  e  GARCIA, FABIANE MAIA. O novo modelo de concessão de bolsas Capes: o fator IDHM e os reflexos para os programas da área educação na Amazônia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e124610.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124610.

O texto apresenta o recorte de uma pesquisa em andamento sobre a política de avaliação da pós-graduação na Amazônia. Investigamos o novo formato de distribuição de bolsas Capes e seus reflexos para os programas de pós-graduação em educação (PPGEs) na região. A pesquisa é documental e discute à luz do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 e de atos que instituem o modelo em andamento. O fator IDHM para a concessão de bolsas é vantajoso aos PPGEs, mas incerto enquanto não for contemplado em um PNPG e instituído como medida permanente da Capes ao invés de portarias anuais de concessão.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Fomento; Bolsas Capes; IDHM; Amazônia.

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