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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

DA SILVA LIMA, TATIANE  e  MACIEL, CARINA ELISABETH. O acesso e a permanência de estudantes transexuais e travestis na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e124725.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124725.

O artigo tem por objetivo apresentar e discutir os aspectos que interferem no acesso e permanência de estudantes transexuais e travestis da UFMS, campus Campo Grande, a partir dos dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, cujas questões são referentes a dados de identificação, perfil socioeconômico, escolaridade e acesso e permanência na universidade. Os principais referenciais teóricos utilizados foram Maciel (2020), Ristoff (2014), Grusky (2001) e Munanga e Gomes (2006). Por fim, os resultados evidenciam que cabe à instituição dispor de práticas para divulgação da Resolução nº 41, que garante o uso do nome social, uma vez que nem todas as pessoas reconhecem e consolidam o exercício desse direito.

Palavras-chave : Educação Superior; Acesso; Transexualidade.

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