SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Fiscal austerity and teaching remuneration in Curitiba/PR: depreciation in progressEvaluation of factors related to the universal design model of learning in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SANTOS BRAGA, DANIEL; TOLOMELLI BRESCIA, AMANDA  and  PINHEIRO DANTAS, DINA MARA. Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Gerais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122539.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539.

este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou- se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil socioeconômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.

Keywords : acesso às tecnologias digitais; desigualdades de oportunidades educacionais; ensino remoto emergencial; educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )