SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Austeridade fiscal e remuneração docente no município de Curitiba/PR: desvalorização em cursoAvaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SANTOS BRAGA, DANIEL; TOLOMELLI BRESCIA, AMANDA  e  PINHEIRO DANTAS, DINA MARA. Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas Gerais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122539.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539.

este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou- se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil socioeconômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.

Palavras-chave : acesso às tecnologias digitais; desigualdades de oportunidades educacionais; ensino remoto emergencial; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )