SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Access and use of technological devices and internet in higher education in Minas GeraisA study on the mission statements of the brazilian federal universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

MARTINS LIMA, MARCOS ANTONIO  and  GOMES DE OLIVEIRA, MARIA LUCIJANE. Avaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122559.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122553.

o objetivo desta pesquisa foi verificar as evidências de aplicabilidade do modelo design universal de aprendizagem (UDL) no Ensino Superior. Foi utilizada a Escala Likert de avaliação de nove itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa. Participaram deste estudo 110 estudantes de Ensino Superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos, do curso de graduação em Pedagogia, modalidade semipresencial de uma Instituição Pública, localizada no estado do Ceará. A fim de verificar a consistência interna do instrumento, foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,826). Constatou-se que as metodologias baseadas nos princípios da UDL trazem contribuições para a avaliação e para a aprendizagem na educação superior.

Keywords : Avaliação; Design Universal de Aprendizagem; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )