SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet na educação superior em Minas GeraisUm estudo sobre a declaração de missão das universidades federais brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

MARTINS LIMA, MARCOS ANTONIO  e  GOMES DE OLIVEIRA, MARIA LUCIJANE. Avaliação dos fatores relacionados ao modelo design universal de aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e122559.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122553.

o objetivo desta pesquisa foi verificar as evidências de aplicabilidade do modelo design universal de aprendizagem (UDL) no Ensino Superior. Foi utilizada a Escala Likert de avaliação de nove itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa. Participaram deste estudo 110 estudantes de Ensino Superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos, do curso de graduação em Pedagogia, modalidade semipresencial de uma Instituição Pública, localizada no estado do Ceará. A fim de verificar a consistência interna do instrumento, foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,826). Constatou-se que as metodologias baseadas nos princípios da UDL trazem contribuições para a avaliação e para a aprendizagem na educação superior.

Palavras-chave : Avaliação; Design Universal de Aprendizagem; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )