SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1The (dis)compliance of municipal education plans with democratic managementDemocratic (mis)management and (mis)training of school managers by private agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SERIGHELLI, MARCO ANDRÉ  and  NARDI, ELTON LUIZ. Aspectos teórico-metodológicos da produção do conhecimento sobre regulação e gestão por resultados no campo da política educacional (2015-2020). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e123844.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.123844.

O trabalho tem por objetivo traçar uma delimitação do conhecimento acerca da temática regulação e gestão educacional por resultados , veiculada por trabalhos acadêmicos da área da Educação, datados de 2015 a 2020, na especificidade dos aspectos teórico-metodológicos mobilizados. Para tanto, serve-se de publicações na forma de teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes , acessadas por meio da aplicação de descritores e de filtros, cuja análise incide em um conjunto de aspectos do domínio teórico-metodológico. Os resultados evidenciam coerência entre temas enfocados e linhas de pesquisa dos autores e aderência entre níveis de análise, referenciais teóricos e abordagens adotadas, além da prevalência de posicionamento crítico, com estabelecimento de relações centrais à compreensão da temática.

Keywords : Regulação educacional; Gestão por resultados; Política educacional; Produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )