SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1El (des)cumplimiento de los planes educativos municipales con la gestión democrática(Indi)gestión democrática y (de)formación de gestores escolares por parte de agentes privados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SERIGHELLI, MARCO ANDRÉ  y  NARDI, ELTON LUIZ. Aspectos teórico-metodológicos da produção do conhecimento sobre regulação e gestão por resultados no campo da política educacional (2015-2020). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e123844.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.123844.

O trabalho tem por objetivo traçar uma delimitação do conhecimento acerca da temática regulação e gestão educacional por resultados , veiculada por trabalhos acadêmicos da área da Educação, datados de 2015 a 2020, na especificidade dos aspectos teórico-metodológicos mobilizados. Para tanto, serve-se de publicações na forma de teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes , acessadas por meio da aplicação de descritores e de filtros, cuja análise incide em um conjunto de aspectos do domínio teórico-metodológico. Os resultados evidenciam coerência entre temas enfocados e linhas de pesquisa dos autores e aderência entre níveis de análise, referenciais teóricos e abordagens adotadas, além da prevalência de posicionamento crítico, com estabelecimento de relações centrais à compreensão da temática.

Palabras clave : Regulação educacional; Gestão por resultados; Política educacional; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )