SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Democratic (mis)management and (mis)training of school managers by private agentsProgram Qualifica RS”: the market expansion in the management of education policy in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

LIMA, MARCELO et al. Produção Acadêmica sobre a Reforma do Ensino Médio: categorias de análise e indicadores bibliométricos (2016-2019). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e112143.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.112143.

Este artigo analisou a produção acadêmica recente do período de 2016- 2019 produzida em reação à atual reforma do ensino médio (lei n. 13415/17). A partir do estudo de dois segmentos de trabalhos composto por artigos e teses/ dissertações, operou-se a indicação das principais categorias de análise e palavras- chave e, posteriormente, utilizando indicadores bibliométricos realizou-se a classificação dos 18 trabalhos que tiveram maior impacto no meio acadêmico. Em síntese, os trabalhos indicaram criticamente as diversas implicações, limites e objetivos da reforma sem perder de vista seu contexto político, econômico e ideológico mais amplo que lhe deram origem.

Keywords : Reforma do Ensino Médio; Produção acadêmica; Categorias de Análise; Indicadores bibliométricos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )