SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Freire and its contributions to thinking school management in the pandemic contextExecution of the National Student Assistance Program by the federal universities of the Brazilian Northeast during the Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE  and  SANTOS, WAGNER DOS. Escolas-referência de ensino médio no Espírito Santo: uma análise envoltória de dados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e114160.  Epub Sep 25, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114160.

Este artigo objetiva identificar as escolas-referência de ensino médio do Espírito Santo, considerando o Ideb dessas unidades e indicadores educacionais de avaliação de contexto. Assume uma abordagem exploratória e quantitativa, por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados. Entre os resultados, observa- se que o desempenho das escolas analisadas poderia ser ampliado em até 22,6%, mantendo as mesmas características contextuais. Ademais, foram identificadas 18 unidades que podem ser assumidas como referências . Em sua maioria, estão localizadas na região central do Estado.

Keywords : Escolas-referência; Ensino Médio; Espírito Santo; Análise Envoltória de dados; Qualidade da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )