SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Freire y sus contribuciones para pensar la gestión escolar en el contexto pandémicoEjecución del Programa Nacional de Asistencia al Estudiante por las universidades federales del Nordeste brasileño durante la pandemia Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE  y  SANTOS, WAGNER DOS. Escolas-referência de ensino médio no Espírito Santo: uma análise envoltória de dados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e114160.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114160.

Este artigo objetiva identificar as escolas-referência de ensino médio do Espírito Santo, considerando o Ideb dessas unidades e indicadores educacionais de avaliação de contexto. Assume uma abordagem exploratória e quantitativa, por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados. Entre os resultados, observa- se que o desempenho das escolas analisadas poderia ser ampliado em até 22,6%, mantendo as mesmas características contextuais. Ademais, foram identificadas 18 unidades que podem ser assumidas como referências . Em sua maioria, estão localizadas na região central do Estado.

Palabras clave : Escolas-referência; Ensino Médio; Espírito Santo; Análise Envoltória de dados; Qualidade da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )