Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE e SANTOS, WAGNER DOS. Escolas-referência de ensino médio no Espírito Santo: uma análise envoltória de dados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e114160. Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114160.
Este artigo objetiva identificar as escolas-referência de ensino médio do Espírito Santo, considerando o Ideb dessas unidades e indicadores educacionais de avaliação de contexto. Assume uma abordagem exploratória e quantitativa, por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados. Entre os resultados, observa- se que o desempenho das escolas analisadas poderia ser ampliado em até 22,6%, mantendo as mesmas características contextuais. Ademais, foram identificadas 18 unidades que podem ser assumidas como referências . Em sua maioria, estão localizadas na região central do Estado.
Palavras-chave : Escolas-referência; Ensino Médio; Espírito Santo; Análise Envoltória de dados; Qualidade da Educação.