SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Freire e suas contribuições para pensar a gestão escolar em contexto de pandemiaExecução do Programa Nacional de Assistência Estudantil pelas universidades federais do Nordeste no contexto da pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES; SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE  e  SANTOS, WAGNER DOS. Escolas-referência de ensino médio no Espírito Santo: uma análise envoltória de dados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e114160.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114160.

Este artigo objetiva identificar as escolas-referência de ensino médio do Espírito Santo, considerando o Ideb dessas unidades e indicadores educacionais de avaliação de contexto. Assume uma abordagem exploratória e quantitativa, por meio da aplicação da Análise Envoltória de Dados. Entre os resultados, observa- se que o desempenho das escolas analisadas poderia ser ampliado em até 22,6%, mantendo as mesmas características contextuais. Ademais, foram identificadas 18 unidades que podem ser assumidas como referências . Em sua maioria, estão localizadas na região central do Estado.

Palavras-chave : Escolas-referência; Ensino Médio; Espírito Santo; Análise Envoltória de dados; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )