SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Situación de la juventud en el contexto de la educación en tiempos de pandemiaPolíticas educativas de educación intregral y de tiempo integral en Brasil: concepciones y tensiones entre planificación y cumplimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

PRADO, VAGNER MATIAS DO  y  ALTMANN, HELENA. Problematizações sobre acesso e permanência de estudantes LGBTQIA+ na universidade pública: apontamentos sobre produções acadêmicas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e118646.  Epub 25-Sep-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.118646.

O trabalho analisou produções acadêmicas da área da Educação sobre acesso e permanência de estudantes LGBTQIA+ no ensino superior. Utilizou-se o levantamento sistemático de artigos nas bases Lilacs e SciELO. Dos nove trabalhos encontrados, apenas duas investigações tiveram como protagonistas estudantes LGBTQIA+. Os resultados apontam para possibilidades investigativas, visto que o tema parece se configurar como uma “nova questão” para a área da Educação. Sinalizam para discussões profícuas que poderiam contribuir para ampliar debates sobre cotas.

Palabras clave : Ensino superior; Acesso e permanência; Estudantes LGBTQIA+.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )