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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

BIANCHI SILVA, RAFAEL; GONCALVES, JOSE ALEXANDRE; DE JESUS SANTOS, ADRIANA REGINA  e  MARTINS BELEZE, NATHALIA. Indignação e esperança frente ao movimento neoconservador: análise a partir de Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e113912.  Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113912.

O presente artigo tem como objetivo analisar projetos de lei em tramitação desde o ano de 2019 que buscam revogar a Lei nº 12.612/12 que conferiu à Paulo Freire, o título de “Patrono da Educação Brasileira”. Para tanto, foi realizado um levantamento dos documentos na página oficial da Câmara dos Deputados, pesquisando projetos de leis (PL’s), tendo como buscadores os termos “Educação”, “Escola”, “Professores”. Trata-se de uma pesquisa crítico-dialética, pois, buscou compreender as condições materiais da existência social adotando um movimento dialético diante deste processo de conhecimento tendo a dimensão da prática social como ponto de chegada e partida. A partir disso, observou-se que os PL buscam, com uma leitura equivocada sobre o pensador brasileiro, diminuir a sua importância na educação brasileira.

Palavras-chave : Educação; Paulo Freire; Humanização; Neoconservadorismo.

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