SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL COMO PATRIMONIO EDUCATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

BRAVO, María Guadalupe Escalante. FOTOGRAFIAS DA ESCOLA NORMAL: CULTURA E DETONANTES DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL ESCOLAR. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019003.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9671.

As fotografias, a antiga coleção, o arquivo histórico e uma coleção de objetos e materiais educativos são os elementos que compõem o patrimônio histórico institucional, vestígios da tarefa substantiva que a Escola Normal do Estado de San Luis Potosí no México desenvolveu por 169 anos: a formação de professores do ensino básico. Este trabalho expõe, numa primeira parte, resultados de um projeto institucional para conservar, classificar e catalogar fotografias sobre a instituição e os atores que nela coincidiram; em outro, o uso de fotografias como detonadoras de objetos da memória através da história oral, especificamente, os significados dados por uma professora durante sua permanência na instituição como estudante e posteriormente como professora, nas atividades cotidianas (práticas, normas sobre formação de professores ...) que foram realizadas na instituição, características da cultura de uma instituição de formação de professores.

Palavras-chave : Fotografias; Cultura; História oral.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )