SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5PHOTOGRAPHS OF NORMAL SCHOOL: CULTURE AND DETONANTES OF SCHOOL INSTITUTIONAL MEMORYVOCATIONAL EDUCATION IN MUSIC: A DECADE OF PUBLIC EDUCATION AT THE STATE TECHNICAL SCHOOL “JACINTO FERREIRA DE SÁ” IN OURINHOS, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

On-line version ISSN 2447-746X

Abstract

SILVA, Carla Regina Mariano da  and  GONZALES, Katia Guerchi. NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL COMO PATRIMONIO EDUCATIVO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e01900 4.  Epub May 31, 2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679.

Este artigo aborda as contribuições de narrativas produzidas em uma pesquisa que trabalha com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. A pesquisa tomada neste texto tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.

Keywords : Patrimônio; História da Educação Matemática; Narrativa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )