SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5FOTOGRAFIAS DA ESCOLA NORMAL: CULTURA E DETONANTES DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL ESCOLARENSINO TÉCNICO EM MÚSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA DÉCADA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “JACINTO FERREIRA DE SÁ” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

SILVA, Carla Regina Mariano da  e  GONZALES, Katia Guerchi. NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL COMO PATRIMONIO EDUCATIVO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e01900 4.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9679.

Este artigo aborda as contribuições de narrativas produzidas em uma pesquisa que trabalha com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. A pesquisa tomada neste texto tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.

Palavras-chave : Patrimônio; História da Educação Matemática; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )