SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5LA ENSEÑANZA TÉCNICA EN MÚSICA: 10 AÑOS DE EDUCACIÓN PÚBLICA EN LA ESCUELA TÉCNICA ESTATAL JACINTO FERREIRA DE SÁ – OURINHOS, BRAZILHISTORIA ORAL, VEJEZ Y EL TIEMPO PRESENTE: EL CONTEXTO DEL PATRIMONIO CULTURAL RURAL PAULISTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

SILVA, Paulo Eduardo da. O TRABALHO COM FONTES ORAIS – DESAFIOS E TRAJETÓRIAS. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019006.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9680.

O presente artigo discorre acerca das dificuldades do trabalho com memórias da Educação Profissional no Estado de São Paulo. A partir da experiência de implantação de um centro de memória na escola técnica José Rocha Mendes, é feita uma análise acerca dos problemas com a documentação disponível, as muitas lacunas existentes e de que forma o concurso da história oral pode ser de grande valia no sentido de mitigar as dificuldades geradas por tais lacunas. Posto o problema, o artigo procura discutir os caminhos encontrados para a pesquisa e o resgate do passado da instituição. Trabalhando com entrevistas de personalidades do passado da escola e com o apoio da documentação remanescente, tornou-se possível recuperar, pelo menos em parte, um passado mudo há cinquenta anos.

Palabras clave : História Oral; Memória; Educação profissional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )