SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5ENSINO TÉCNICO EM MÚSICA NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA DÉCADA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “JACINTO FERREIRA DE SÁ”HISTÓRIA ORAL, VELHICE E O TEMPO PRESENTE: O CONTEXTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

SILVA, Paulo Eduardo da. O TRABALHO COM FONTES ORAIS – DESAFIOS E TRAJETÓRIAS. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019006.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9680.

O presente artigo discorre acerca das dificuldades do trabalho com memórias da Educação Profissional no Estado de São Paulo. A partir da experiência de implantação de um centro de memória na escola técnica José Rocha Mendes, é feita uma análise acerca dos problemas com a documentação disponível, as muitas lacunas existentes e de que forma o concurso da história oral pode ser de grande valia no sentido de mitigar as dificuldades geradas por tais lacunas. Posto o problema, o artigo procura discutir os caminhos encontrados para a pesquisa e o resgate do passado da instituição. Trabalhando com entrevistas de personalidades do passado da escola e com o apoio da documentação remanescente, tornou-se possível recuperar, pelo menos em parte, um passado mudo há cinquenta anos.

Palavras-chave : História Oral; Memória; Educação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )