SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5ORAL HISTORY, OLD AGE AND THE PRESENT TIME: THE CONTEXT OF RURAL SÃO PAULO CULTURAL HERITAGEMEMORY AND EDUCATIONAL PRACTICES IN A COUNTRYSIDE EDUCATION PROJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

On-line version ISSN 2447-746X

Abstract

BARBOSA, Luciane Maria Molina; SOUZA, Mariana Aranha de  and  MENDONCA, Suelene Donola. AS HISTÓRIAS DE ESTUDANTES CEGOS SOBRE O SEU INGRESSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019008.  Epub May 31, 2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705.

Objetiva-se compreender a trajetória de estudantes cegos, sobretudo quando do seu ingresso na Educação Básica. São sujeitos desta pesquisa seis estudantes cegos que ingressaram no Ensino Superior nas últimas duas décadas. De natureza qualitativa, tem-se como instrumento de coleta de dados a entrevista de História Oral, realizada individualmente e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se que a trajetória desses estudantes aponta elementos, como: os materiais usados pelos professores e pelas escolas que estudaram, a postura do professor durante as aulas, a existência ou não de algum acompanhante para o aluno e a forma da escola compreender o trabalho com a diversidade. As narrativas se configuraram em possibilidade de se rememorar as experiências, empoderar os sujeitos e refletir sobre as formas de se organizar as práticas educativas.

Keywords : Inclusão; Cegueira; Trajetória.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )