SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5HISTORIA ORAL, VEJEZ Y EL TIEMPO PRESENTE: EL CONTEXTO DEL PATRIMONIO CULTURAL RURAL PAULISTAMEMORIA Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN UN PROYECTO DE EDUCACIÓN DEL CAMPO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

BARBOSA, Luciane Maria Molina; SOUZA, Mariana Aranha de  y  MENDONCA, Suelene Donola. AS HISTÓRIAS DE ESTUDANTES CEGOS SOBRE O SEU INGRESSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019008.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705.

Objetiva-se compreender a trajetória de estudantes cegos, sobretudo quando do seu ingresso na Educação Básica. São sujeitos desta pesquisa seis estudantes cegos que ingressaram no Ensino Superior nas últimas duas décadas. De natureza qualitativa, tem-se como instrumento de coleta de dados a entrevista de História Oral, realizada individualmente e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se que a trajetória desses estudantes aponta elementos, como: os materiais usados pelos professores e pelas escolas que estudaram, a postura do professor durante as aulas, a existência ou não de algum acompanhante para o aluno e a forma da escola compreender o trabalho com a diversidade. As narrativas se configuraram em possibilidade de se rememorar as experiências, empoderar os sujeitos e refletir sobre as formas de se organizar as práticas educativas.

Palabras clave : Inclusão; Cegueira; Trajetória.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )