SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5HISTÓRIA ORAL, VELHICE E O TEMPO PRESENTE: O CONTEXTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL RURAL PAULISTAMEMÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

BARBOSA, Luciane Maria Molina; SOUZA, Mariana Aranha de  e  MENDONCA, Suelene Donola. AS HISTÓRIAS DE ESTUDANTES CEGOS SOBRE O SEU INGRESSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019008.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705.

Objetiva-se compreender a trajetória de estudantes cegos, sobretudo quando do seu ingresso na Educação Básica. São sujeitos desta pesquisa seis estudantes cegos que ingressaram no Ensino Superior nas últimas duas décadas. De natureza qualitativa, tem-se como instrumento de coleta de dados a entrevista de História Oral, realizada individualmente e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se que a trajetória desses estudantes aponta elementos, como: os materiais usados pelos professores e pelas escolas que estudaram, a postura do professor durante as aulas, a existência ou não de algum acompanhante para o aluno e a forma da escola compreender o trabalho com a diversidade. As narrativas se configuraram em possibilidade de se rememorar as experiências, empoderar os sujeitos e refletir sobre as formas de se organizar as práticas educativas.

Palavras-chave : Inclusão; Cegueira; Trajetória.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )