SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5AS HISTÓRIAS DE ESTUDANTES CEGOS SOBRE O SEU INGRESSO NA EDUCAÇÃO BÁSICAMEMÓRIAS SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA ORAL PARA A ANÁLISE DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NO PERCURSO ACADÊMICO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. MEMÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019009.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9706.

Este artigo busca apresentar novas práticas educativas trazidas por uma proposta de Educação do Campo desenvolvida em um programa de Licenciatura no Brasil. Essas práticas buscam integrar o trabalho de formação docente ao desenvolvimento de atividades junto às comunidades rurais, em um projeto de resgate da memória local sobre a evolução dos meios de transporte na região. Para além de uma proposta de caráter escolar, o artigo procura mostrar de que maneira uma formação em Educação do Campo pode apontar para novas perspectivas políticas e sociais, contrapondo-se a uma visão instrumental da educação e oferecendo uma formação integral do ser humano.

Palavras-chave : Educação do Campo; Fotografia; Meios de transporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )