SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5MEMORIA Y PRÁCTICAS EDUCATIVAS EN UN PROYECTO DE EDUCACIÓN DEL CAMPOLA CONSOLIDACIÓN DEL CENTRO DE MEMORIA DE DOM BOSCO EN LA PETROLINA COMO ESPACIO HISTÓRICO-EDUCACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

DOMINGUES, Celma dos Anjos; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de  y  SANTHIAGO, Ricardo. MEMÓRIAS SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA ORAL PARA A ANÁLISE DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO NO PERCURSO ACADÊMICO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019010.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9707.

Este ensaio aborda as contribuições da História Oral para a reflexão sobre os processos de mediação implicados nas mudanças tecnológicas e os impactos da Tecnologia Assistiva na história da educação de pessoas com deficiência visual. O estudo se debruça sobre as memórias de uma pessoa com deficiência visual, registradas em entrevista. Investiga os modos como ela reconstrói a história sobre os usos dos recursos de Tecnologia Assistiva e sobre as formas de mediação que atravessam esses processos. As ferramentas da História Oral permitiram enfocar uma narrativa singular, que se entrecruza com contextos históricos, sociais, culturais e econômicos, que perpassam a história das políticas educacionais e a história das conquistas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. As análises nos levaram a refletir sobre os processos de mediação e as concepções sobre deficiência implicadas nos instrumentos, entendidos como técnicos, mas também semióticos, com repercussões para a discussão sobre o papel da Educação em sua relação com a Tecnologia Assistiva.

Palabras clave : História Oral; Tecnologia Assistiva; Deficiência visual.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )