SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5MEMORIAS SOBRE TECNOLOGÍA ASISTIVA: CONTRIBUCIONES DE LA HISTORIA ORAL PARA EL ANÁLISIS DE LOS PROCESOS DE MEDIACIÓN EN LA TRAYECTORIA ACADÉMICA DE PERSONAS CON DEFICIENCIA VISUALDISPENSADOR DE PUERICULTURA DE LA ESCUELA PROFESIONAL FEMENINA: REFLEXIONES SOBRE HISTORIAS DE VIDA Y CULTURA ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

PEREIRA, Jardel Costa; PEREIRA, Rozângela do Nascimento  y  SILVA, Rosa Santos Mendes da. A CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA DOM BOSCO EM PETROLINA COMO ESPAÇO HISTÓRICO-EDUCATIVO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019011.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9708.

Há várias formas de escrever a História da Educação. A maneira escolhida e apresentada nesse trabalho é o Memorial Dom Bosco localizado na cidade de Petrolina PE, que foi considerado como um espaço de intervenção para a preservação da memória escolar. Um foco importante desse trabalho é perceber, por meio da História Oral, a visão de sujeitos históricos na consolidação desse memorial. Concluiu-se que, a organização de fontes documentais e de arquivo, contribuem para a consolidação de centros de memória educativos e pedagógicos, sendo possibilidades e locais de aprendizado/treinamento de futuros historiadores/pesquisadores; uma prática que pode, unida à teoria e com um rigor metodológico, atrair jovens estudantes das áreas de Pedagogia e da História.

Palabras clave : Memorial Dom Bosco; História Oral; Preservação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )