SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5LA CONSOLIDACIÓN DEL CENTRO DE MEMORIA DE DOM BOSCO EN LA PETROLINA COMO ESPACIO HISTÓRICO-EDUCACIONALEL HISTORICO DEL MOVIMIENTO ESTUDIANTIL PARANAENSE SECUNDARIO DESDE LA MEMORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. DISPENSÁRIO DE PUERICULTURA DA ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA E CULTURA ESCOLAR. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019012.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9789.

A primeira Escola Profissional Feminina da capital de São Paulo teve a primazia de estabelecer um Dispensário de Puericultura, devido à estratégia adotada pelo diretor daquela escola, de promover as práticas escolares na cadeira de “Economia doméstica e puericultura”. Uma análise da historicidade dos documentos do Centro de Memória daquela escola, entre 1931 e 1975, permitiu identificar por meio da cultura escolar como as práticas pedagógicas e escolares foram empregadas para formação da mulher. Como tática para divulgar as práticas escolares naquele Dispensário de Puericultura, as mães e suas crianças participavam dos Concursos de Robustez que eram amplamente divulgados pela imprensa.

Palabras clave : Educação profissional; Dispensário de puericultura; Cultura escolar; Alimentação; Nutrição.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )