SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5A CONSOLIDAÇÃO DO CENTRO DE MEMÓRIA DOM BOSCO EM PETROLINA COMO ESPAÇO HISTÓRICO-EDUCATIVOO HISTÓRICO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE SECUNDARISTA POR MEIO DA MEMÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. DISPENSÁRIO DE PUERICULTURA DA ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA E CULTURA ESCOLAR. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019012.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9789.

A primeira Escola Profissional Feminina da capital de São Paulo teve a primazia de estabelecer um Dispensário de Puericultura, devido à estratégia adotada pelo diretor daquela escola, de promover as práticas escolares na cadeira de “Economia doméstica e puericultura”. Uma análise da historicidade dos documentos do Centro de Memória daquela escola, entre 1931 e 1975, permitiu identificar por meio da cultura escolar como as práticas pedagógicas e escolares foram empregadas para formação da mulher. Como tática para divulgar as práticas escolares naquele Dispensário de Puericultura, as mães e suas crianças participavam dos Concursos de Robustez que eram amplamente divulgados pela imprensa.

Palavras-chave : Educação profissional; Dispensário de puericultura; Cultura escolar; Alimentação; Nutrição.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )