SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5DISPENSÁRIO DE PUERICULTURA DA ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIAS DE VIDA E CULTURA ESCOLARUMA PROPOSTA DE FOMENTO À SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO DA PRAIA DO ATALAIA, PARÁ, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versão On-line ISSN 2447-746X

Resumo

FIUZA, Alexandre Felipe; BRAGGIO, Ana Karine  e  SCHMITT, Silvana Lazzarotto. O HISTÓRICO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE SECUNDARISTA POR MEIO DA MEMÓRIA. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019013.  Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5.9738.

Este artigo busca contribuir na reconstrução da história do movimento estudantil paranaense secundarista, recorrendo a entrevistas realizadas pelos autores com ex-militantes do período ditatorial brasileiro (1964-1985), bem como aquelas publicadas em meios impressos. Partindo de fontes memorialísticas, documentais e bibliográficas, abordamos casos de estudantes que foram presos e perseguidos pela polícia política e por outros órgãos repressivos, analisando o período a partir de suas impressões. Com base em reflexões que problematizam as particularidades da história do tempo presente, da história oral e da memória, este texto analisa os testemunhos que conformam um contraponto às narrativas oficiais, contribuindo para a produção histórica sobre o tema.

Palavras-chave : Memória; Movimento estudantil secundarista; Ditadura.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )