SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5EL HISTORICO DEL MOVIMIENTO ESTUDIANTIL PARANAENSE SECUNDARIO DESDE LA MEMORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

versión On-line ISSN 2447-746X

Resumen

SILVA, Leonardo de Souza  y  COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da. UMA PROPOSTA DE FOMENTO À SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO DA PRAIA DO ATALAIA, PARÁ, BRASIL. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019014.  Epub 31-Mayo-2019. ISSN 2447-746X.  https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9843.

A região amazônica, no Brasil, possui o patrimônio natural reconhecido, porém outros ecossistemas ocuparam a região e estão registrados em rochas, como as da Formação Pirabas, na região litoral do Pará, na praia do Atalaia (Salinópolis). Os fósseis destas rochas detêm potencial social transformador quando bem usufruídos. E buscamos em sites, bibliotecas e 150 entrevistas, conhecimentos referentes a estes, para problematizar, a partir de diferentes áreas, o (re)conhecimento deste patrimônio na região. Há fragilidades na relação entre as informações acadêmicas e como estas estão disponibilizadas ao público, dificultando, assim, a preservação e a utilzação social dos fósseis. Entretanto, sugerimos políticas públicas e um museu no município, como ações que podem minimizar tal situação.

Palabras clave : Fósseis; Salinópolis; Museu.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )