SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

RADCHENKO, Viktoria Vyacheslavovna; SIZYKH, Oksana Vasilievna; ALEKSEEVA, Anastasiya Egorovna  e  STAROSTINA, Anna Sofronovna. Metáfora cognitiva no trabalho de L. S. Petrushevskаya. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3378.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15.3378.

O artigo trata do funcionamento da metáfora cognitiva nos textos literários. A metáfora no texto literário é o mecanismo criativo ativo. Muitas pesquisas se concentraram na análise do desenvolvimento de relações metafóricas, imagens, conceitos que evoluem do mito para o símbolo. A metáfora no texto literário não é apenas um meio de expressão, mas uma maneira de pensar e conhecer o mundo. A novidade acadêmica do artigo consiste no estudo da percepção da realidade do autor por meio de imagens conceituais que expandem as fronteiras do espaço metafórico do texto. O estudo revela como as metáforas cognitivas funcionam nos contos de Lyudmila Petrushevskaya, descrevendo também o estilo individual da autora, a maneira de entender a realidade, a peculiaridade do pensamento dela, sua contribuição para o desenvolvimento da metaforização e a expansão do espaço metafórico do texto. A interpretação da autora de símbolos, imagens e conceitos já conhecidos é de grande importância. Uma base substantiva que forma uma metáfora no trabalho de Petrushevskaya também é relevante, juntamente com os fatores que influenciam o desenvolvimento de relações metafóricas, os eventos ou fenômenos que são um incentivo para o desenvolvimento de uma metáfora no trabalho da escritora. O artigo identifica algoritmos de transformações metafóricas, bem como a estrutura metafórica da metáfora cognitiva, típica da maneira de pensar e do estilo artístico individual da autora.

Palavras-chave : Metáfora cognitiva; Conceitualização. L. S; Petrushevskaya; Textos literários; Estilo individual do autor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )