SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Interés, conocimiento y autoconfianza de los docentes en formación inicial y docentes em servicio en el uso de la robótica educativa en las actividades de aprendizaje“La enseñanza de los niños es el sacerdocio que lleva al bien”: educación, enseñanza y escuela en el periódico O Educador (1921-1922) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

OLIVEIRA, Sônia Maria Soares de; ARAUJO, Fátima Maria Leitão  y  SILVA, Carlos Diogo Mendonça da. A prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e2885.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i16jan/abr.2885.

O presente artigo é um excerto de uma pesquisa mais ampla, na qual se investigam os saberes e as práticas de professores da educação básica. A escrita foca a prática docente, entendendo-a como lócus importante de produção e ressignificação de saberes. Analisa-se a complexidade dos saberes da prática professoral e como o cotidiano forja tais saberes. Neste sentido, as reflexões aqui suscitadas vão ao encontro da perspectiva que vê a docência como uma prática profissional situada, sendo o professor um sujeito ativo que ressignifica e intervém nos fazeres de sua profissão. Por meio de depoimentos de professores de História do ensino médio público da cidade de Maranguape, no estado do Ceará, foi possível aferir que o fazer diário do ofício docente constitui lócus de formação incontestável para a definição da identidade profissional docente, revelando as lacunas deixadas pela formação inicial, mostrando, assim, o caráter formador da prática do ato de ensinar.

Palabras clave : Saberes docentes; Formação inicial; Saberes da prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )