SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianasO plano de trabalho de professores de Educação Física ex-participantes do Pibid/FEF/UFMT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos  e  SOUSA, Débia Suênia da Silva. “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922). Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e1485.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.1485.

Sob a perspectiva teórico-metodológica da nova história cultural, objetivou-se analisar as concepções de educação, escola e docência veiculadas pelo jornal O Educador (1921-1922), tomando-se como fonte: um relatório do diretor geral da instrução pública, dois artigos e dois textos informativos. A pesquisa foi realizada sobretudo nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Após levantamento da fonte e análise, depreendeu-se que a escola das primeiras décadas do século XX foi considerada o primeiro espaço de formação do cidadão, ganhando ares de “templo da esperança e da fé”, cuja missão era propagar conhecimentos úteis à vida social e moldar a personalidade moral do educando à prática dos deveres. Neste contexto, vivia-se a transição entre os governos de Camilo de Holanda e Sólon de Lucena, tendo como luta emblemática a implementação da Reforma da Instrução Pública (1917) como uma proposta modernizante. Assim, o professor primário seria um missionário que, exercendo um ministério sagrado com afeição e dedicação, formava, além do intelecto, a alma e o coração dos seus alunos, tornando-os aptos a servirem à pátria, à família e à sociedade. Sendo assim, conclui-se que o foco da educação era preparar o educando para caminhar ativa e disciplinadamente rumo ao futuro de uma sociedade melhor.

Palavras-chave : Educação; Docência; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )