Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
SILVA, Elaine Cristina e MOREIRA, Evando Carlos. O plano de trabalho de professores de Educação Física ex-participantes do Pibid/FEF/UFMT. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e2081. Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.2081.
Considerando as vivências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em relação ao planejamento nas aulas de Educação Física, teve- -se como objetivo identificar as possíveis contribuições do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso para o processo de planejamento do trabalho docente. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) com quatro professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá. O método utilizado foi o estudo de caso (FONSECA, 2002). O instrumento foi a entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos dados respaldaram-se nos estudos realizados por Formosinho (2009), Imbernón (2011), Nóvoa (2009) e Tardif (2006). Os dados revelaram que as experiências proporcionadas pelo subprojeto ajudaram no sentido de saber como e quais referenciais podem servir de base para a elaboração do Plano de Trabalho docente, os possíveis conteúdos a serem selecionados, a importância da ação e reflexão sobre a prática pedagógica, bem como a organização e intencionalidade docente.
Palavras-chave : Planejamento; Educação Física; Pibid.