SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O plano de trabalho de professores de Educação Física ex-participantes do Pibid/FEF/UFMTUm olhar sobre os clássicos no treinamento inicial de professores desde a Leitura Fácil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ARAOZ, Edwin Gustavo Estrada  e  RAMOS, Néstor Antonio Gallegos. Satisfação no trabalho e compromisso organizacional em professores da Amazônia peruana. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3854.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3854.

A presente pesquisa buscou estabelecer a relação entre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional em professores regulares da educação básica na Amazônia peruana. A pesquisa teve abordagem quantitativa e seu delineamento foi não experimental do tipo correlacional. A amostra foi composta por 185 professores, aos quais foram aplicados a Escala de Satisfação no Trabalho e o Questionário de Compromisso Organizacional, instrumentos com a validade e confiabilidade exigidas. Os resultados indicam que o nível de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional dos professores é regular e foi determinada a existência de uma relação direta e significativa entre satisfação no trabalho e comprometimento organizacional (rs = 0,539; p = 0,000 <0,05). Conclui-se que, quanto mais satisfeitos os docentes estão em seus centros de trabalho, maior será seu nível de comprometimento com a instituição.

Palavras-chave : Satisfação do professor; Compromisso social do professor; Condições do trabalho docente; Professores; Ensino básica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )