SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Satisfação no trabalho e compromisso organizacional em professores da Amazônia peruanaDiscurso publicitário e intertextualidade: itinerários para formação comunicativa de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

OLIVA, Manuel Francisco Romero; PONCE, Hugo Heredia  e  JURADO, Paula Rivera. Um olhar sobre os clássicos no treinamento inicial de professores desde a Leitura Fácil. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3533.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533.

Apresentamos uma experiência a partir da qual se pretende, por um lado, incluir a Leitura Fácil na formação inicial de professores do Ensino Fundamental da Universidade de Cádiz como estratégia de abordagem das obras clássicas e autores para uma educação literária e, por outro lado, abordar esta metodologia a partir dos Projetos Globais de Trabalho. Dessa forma, reunimos o desenvolvimento da experiência – do ponto de vista experiencial – em três momentos: primeiro, a partir da fase inicial de exploração das abordagens da Leitura Fácil; segundo, a partir dos processos de adaptação do texto clássico; e, finalmente, a partir do desenho dos Projetos Globais de Trabalho a partir do texto adaptado. Os resultados têm demonstrado um interesse crescente neste tipo de propostas para a compreensão e apreciação dos textos clássicos e a necessidade de formação nesta linha de trabalho entre os futuros professores.

Palavras-chave : Leitura Fácil; Clássicos; Projetos Globais de Trabalho; Treinamento inicial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )