SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura FácilDiseño de un cuestionario para valorar la competencia en comunicación oral del alumnado de Magisterio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

CABRERA, María del Carmen Quiles. Discurso publicitário e intertextualidade: itinerários para formação comunicativa de professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3455.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3455.

A essencialidade apresentada pelo ensino da língua e da literatura implica que haja um aprendizado contínuo dos professores que leve em consideração novos espaços e formas de comunicação, bem como mecanismos de inovação educacional. Mas não menos importante é o desenvolvimento de sua própria competência comunicativa, especialmente no que se refere ao campo acadêmico. Nesse sentido, destacamos neste trabalho o papel do discurso publicitário como eixo das sequências didáticas integradas e interdisciplinares que, por meio de uma abordagem intertextual, permitem reforçar essas habilidades. Após uma abordagem aos textos publicitários inspirados em contos clássicos e referências artísticas, oferecemos como resultado as chaves didáticas para a formação de professores em habilidades de comunicação.

Palabras clave : Competência comunicativa; Intertextualidade; Discurso publicitário; Formação do professorado; Linguagem acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )