SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Um olhar sobre os clássicos no treinamento inicial de professores desde a Leitura FácilModelo de um questionário para avaliar a competência em comunicação oral dos alunos nos cursos de formação de professores no Magistério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

CABRERA, María del Carmen Quiles. Discurso publicitário e intertextualidade: itinerários para formação comunicativa de professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3455.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3455.

A essencialidade apresentada pelo ensino da língua e da literatura implica que haja um aprendizado contínuo dos professores que leve em consideração novos espaços e formas de comunicação, bem como mecanismos de inovação educacional. Mas não menos importante é o desenvolvimento de sua própria competência comunicativa, especialmente no que se refere ao campo acadêmico. Nesse sentido, destacamos neste trabalho o papel do discurso publicitário como eixo das sequências didáticas integradas e interdisciplinares que, por meio de uma abordagem intertextual, permitem reforçar essas habilidades. Após uma abordagem aos textos publicitários inspirados em contos clássicos e referências artísticas, oferecemos como resultado as chaves didáticas para a formação de professores em habilidades de comunicação.

Palavras-chave : Competência comunicativa; Intertextualidade; Discurso publicitário; Formação do professorado; Linguagem acadêmica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )