SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesoradoMotivación por la lectura académica de futuros docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

BANDRES, Iris Orosia Campos; CASTILLO, María Jesús Colón  y  HERNANDEZ, Marta Sampériz. Modelo de um questionário para avaliar a competência em comunicação oral dos alunos nos cursos de formação de professores no Magistério. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3490.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3490.

O Espaço Europeu de Ensino Superior contempla o desenvolvimento da competência comunicativa como uma questão fundamental nos planos de formação de professores. Portanto, faz-se necessário aprofundar o conhecimento das percepções que futuros professores têm sobre sua competência oral e sobre a formação recebida nesse aspecto ao longo do curso. Neste sentido, são apresentados o modelo e a validação de um questionário com 156 professores em formação. Os resultados confirmam a solidez da ferramenta e a exploração das avaliações dos alunos mostra a incidência de algumas variáveis, como sexo, experiência acadêmica ou profissional. Além disso, destaca-se a correlação negativa entre a avaliação da formação recebida e o curso, com uma avaliação insuficiente entre os alunos que estão concluindo o curso.

Palabras clave : Comunicação oral; Educação Infantil; Educação Primária; Treinamento de professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )