Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
BANDRES, Iris Orosia Campos; CASTILLO, María Jesús Colón e HERNANDEZ, Marta Sampériz. Modelo de um questionário para avaliar a competência em comunicação oral dos alunos nos cursos de formação de professores no Magistério. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3490. Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3490.
O Espaço Europeu de Ensino Superior contempla o desenvolvimento da competência comunicativa como uma questão fundamental nos planos de formação de professores. Portanto, faz-se necessário aprofundar o conhecimento das percepções que futuros professores têm sobre sua competência oral e sobre a formação recebida nesse aspecto ao longo do curso. Neste sentido, são apresentados o modelo e a validação de um questionário com 156 professores em formação. Os resultados confirmam a solidez da ferramenta e a exploração das avaliações dos alunos mostra a incidência de algumas variáveis, como sexo, experiência acadêmica ou profissional. Além disso, destaca-se a correlação negativa entre a avaliação da formação recebida e o curso, com uma avaliação insuficiente entre os alunos que estão concluindo o curso.
Palavras-chave : Comunicação oral; Educação Infantil; Educação Primária; Treinamento de professor.