SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Discurso publicitário e intertextualidade: itinerários para formação comunicativa de professoresMotivação para a leitura acadêmica de futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

BANDRES, Iris Orosia Campos; CASTILLO, María Jesús Colón  e  HERNANDEZ, Marta Sampériz. Modelo de um questionário para avaliar a competência em comunicação oral dos alunos nos cursos de formação de professores no Magistério. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3490.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3490.

O Espaço Europeu de Ensino Superior contempla o desenvolvimento da competência comunicativa como uma questão fundamental nos planos de formação de professores. Portanto, faz-se necessário aprofundar o conhecimento das percepções que futuros professores têm sobre sua competência oral e sobre a formação recebida nesse aspecto ao longo do curso. Neste sentido, são apresentados o modelo e a validação de um questionário com 156 professores em formação. Os resultados confirmam a solidez da ferramenta e a exploração das avaliações dos alunos mostra a incidência de algumas variáveis, como sexo, experiência acadêmica ou profissional. Além disso, destaca-se a correlação negativa entre a avaliação da formação recebida e o curso, com uma avaliação insuficiente entre os alunos que estão concluindo o curso.

Palavras-chave : Comunicação oral; Educação Infantil; Educação Primária; Treinamento de professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )