SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Design of a questionnaire to evaluate trainee teachers’ oral communication skillsRealia with writing: motivation and metalinguistic reflection on L1 in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

DIAZ, Inmaculada Clotilde Santos; CALVILLO, María Juárez  and  IBANEZ, Ester Trigo. Motivação para a leitura acadêmica de futuros professores. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3535.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3535.

A leitura desempenha um papel essencial no ensino universitário como instrumento de reflexão crítica e desenvolvimento de conhecimentos especializados. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo conhecer a motivação para a leitura acadêmica de 145 alunos do 4º do Ensino Fundamental da Universidade de Cádiz durante o ano letivo de 2018/2019. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre hábitos de leitura que incluiu a Escala de Motivação para Leitura Acadêmica (MUÑOZ et al., 2012). Os resultados mostram que, embora quase metade dos estudantes afirme gostar de ler, revelam que não estão motivados pela leitura de textos acadêmicos. Além disso, o componente com melhor classificação da Escala de Motivação para Leitura Acadêmica é a utilidade, antes do interesse ou da importância. Esses achados convidam à busca de estratégias para promover a leitura entre estudantes universitários de maneira abrangente a partir das diferentes áreas do conhecimento.

Keywords : Motivação. Leitura acadêmica. Educação. Formação. Professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )